JORNALISMO ESPECIALIZADO... PRECISA-SE!


A informação e o livre acesso à informação constitui uma marca de água das democracias. Esta afirmação é aplicável tanto à informação de caracter geral, como à informação especializada.

Em múltiplas áreas da nossa vida coletiva falta jornalismo especializado. Este tipo de jornalismo analisa, explica e interpreta com rigor, utilizando uma linguagem adaptada ao público a que se dirige. O jornalista especializado é um intermediário entre os especialistas de áreas distintas do conhecimento e os públicos dos órgãos de comunicação social. Nesta missão, este profissional de comunicação adapta conceitos técnicos especializados a uma linguagem jornalística, o que permite a não especialistas compreenderem a especificidade temática do texto publicado.

Ao analisarmos a comunicação social portuguesa, nomeadamente quanto aos temas da proteção de pessoas e bens, constatamos um total vazio de jornalismo especializado, circunstância que resulta no tratamento de matérias sérias, da mesma forma como se concebe um qualquer medíocre reality show. 

Importa pois apoiar e dinamizar iniciativas que contribuam para uma informação séria e qualificada, no domínio das áreas multidisciplinares que integram a Segurança Comunitária em geral, e a Proteção Civil e os Bombeiros, em particular.





Comentários

Mensagens populares