O QUE QUERO PARA 2025?

 


O início de qualquer ano é marcado pela formulação de votos mais ou menos tradicionais, independentemente dos contextos em que os mesmos são expressos. Paz, Saúde e Amor é a imagem padrão, repetida em cartões de Boas Festas (em papel ou digitais), mensagens de personalidades politicas, ou respostas de cidadãos anónimos convidados por repórteres de ocasião, a verbalizar os seus desejos para o novo ano.

Como racional emocional que sou, porque sempre fui, divido-me entre a formulação dos mesmos votos tradicionais e o questionamento sobre o como materializar na vida concreta das pessoas essa PAZ, essa Saúde e esse Amor.

Repetimos o desejo de paz, porque tomamos conhecimento dos focos de guerra que dilaceram milhões de pessoas em vários pontos do mundo. Repetimos o desejo de saúde porque sabemos do caracter datado do tempo das nossas vidas e valorizamos a qualidade desse tempo, liberto de doenças e de sofrimento, embora mais para uns do que para outros. Finalmente repetimos o desejo de Amor, porque testemunhamos o défice de humanismo que caracteriza a sociedade contemporânea, porque tudo à nossa volta parece resumir-se ao ter com total desprezo pelo ser.

Dito isto, aqui fica a minha mensagem sobre o que eu quero de 2025. Desejo Paz, Saúde e Amor. Com uma única diferença em relação a muitos dos demais que formulam iguais desejos. Eu comprometo-me a fazer a minha parte para a viabilização destes desejos. Como? Construindo todos os dias uma pedra para que coletivamente estes desejos se transformem em realidade. Saindo da minha zona de conforto, lutando contra os senhores da guerra (todos!), lutando pela defesa do Serviço Nacional de Saúde e rejeitando confundir diferenças, de qualquer natureza, com ódios ou preconceitos.




Comentários

Mensagens populares