CABELOS BRANCOS

 


O aparecimento de cabelos brancos deve-se à queda da produção de melamina, a proteína responsável pela pigmentação. Deste modo os cabelos brancos são uma consequência orgânica natural.

“Cabelos brancos é saudade/ da mocidade perdida/ às vezes não é da idade/ é dos desgostos da vida”, assim canta um fado que retenho na memória. Não estou de acordo.

Desde os 40 anos que tenho cabelos brancos, mas não tenho desgostos na vida.

Tive algumas adversidades que enfrentei; cometi erros de que me arrependi, sem autoflagelações; arrisquei, tomei decisões, travei combates por convicção; enfrentei medíocres – da esquerda, da direita e do centro; construí equipas para concretizar objetivos de interesse coletivo e recusei lugares, para continuar a ser livre. Tudo sem mágoas.

Por tudo isto, quando me olho ao espelho e vejo as minhas brancas, nelas leio a riqueza das experiências que a vida me ofereceu e a sabedoria que delas retirei.

Amo a vida. Quero continuar a sonhar, a lutar, a olhar em redor e sentir o mesmo desafio de sempre, acreditando no futuro, a partir de um presente que urge mudar. 

Acordo todos os dias com um objetivo, uma meta a atingir. Sinto a energia de quem não desiste de acreditar no desígnio de cada homem e de cada mulher quando nasce, isto é, Ser Feliz.

Os meus cabelos brancos iluminam-me, colam-me à vida e às coisas simples que a tornam única. Como o tempo. 


Comentários

Mensagens populares