A ARTE DE BEM DECIDIR!

Governar bem (a qualquer nível) é fazer escolhas e decidir, com racionalidade. Isto significa pôr em prática boas políticas públicas.

Para governar bem é necessário (digo mesmo que é indispensável) ter informação e conhecimento sobre os problemas, de modo a identificar as soluções possíveis dos mesmos. A seguir, é necessário ter capacidade de concretização, saber fazer e mobilizar recursos e pessoas para a ação. Finalmente é também necessário avaliar o que se fez, retirar lições, tendo em vista melhorar a tomada de decisão e a execução da mesma.

Infelizmente no nosso país existe a má prática de, muitas vezes, se decidir de acordo com a mera perceção dos detentores do poder de decisão, apoiados quase sempre em assessores que se limitam a dar conteúdo técnico (e por vezes também científico) à vontade do "chefe".

É por isto que temos um tão elevado défice de qualidade na nossa democracia. 

No governo do país, nas autarquias, nas organizações da sociedade civil, nas empresas e, até, na nossa vida pessoal não basta decidir. É preciso decidir bem. Em algumas circunstâncias talvez seja preferível uma má decisão do que nenhuma decisão. Mas é imperativo que assimilemos uma cultura de boa decisão, baseada na informação e no conhecimento, sem arrogância intelectual ou de grupo.



Comentários

Mensagens populares