TODOS OS DIAS, FAZ-SE HISTÓRIA
A História é a ciência que estuda as ações humanas ao longo do tempo. A partir desta definição, consulto o livro ao qual recorro com frequência e que me diz, em cada dia, o que de relevante a História regista.
Vejamos alguns acontecimentos, ao longo do tempo, que se verificaram no dia 3 de abril:
Em 1811 - Forças francesas em retirada de Portugal são derrotadas no Sabugal.
Em 1885 - Gottlieb Daimler patenteia um motor de um cilindro arrefecido a água, uma importante inovação na conceção de motores de combustão interna.
Em 1917 - O Senado americano aprova a resolução de guerra. Três dias depois, a Câmara seguiu o exemplo e o presidente Woodrow Wilson declara guerra à Alemanha.
Em 1963 - Um incêndio destrói a fragata D. Fernando e Glória, o último navio português na carreira das Índias.
Em 1968 - Martin Luther King Jr, faz o seu último sermão, em Memphis, Tennessee. "Estive no cume da montanha", disse ele. "Olhei para o outro lado e vi a terra prometida". Foi assinado no dia seguinte.
Em 1973 - Martins Cooper da Motorola faz a primeira chamada de telefone móvel portátil.
Em 1981 - O Osborne 1, o primeiro microcomputador portátil comercialmente bem-sucedido, é lançado pela Osborne Computer Corporation.
Em 1992- Salgueiro Maia, capitão do exército português e um dos principais intervenientes na Revolução de 25 de Abril de 1974, morre aos 47 anos, vitima de cancro.
Em 2007 - O TGV atinge a velocidade de 574,8 quilómetros hora, batendo o recorde mundial de velocidade de comboios sobre linhas.
Em 2016 - O Panama Papers, repositório de documentos, divulga informações sobre 214.488 empresas offshore. A este propósito o Expresso escreve que o Panama Papers "Mostra como uma indústria global de sociedades de advogados, empresas fiduciárias e grandes bancos vendem o segredo financeiro a políticos, burlões e traficantes de droga, bem como a multimilionários, celebridades e estrelas do desporto".
Comentários
Enviar um comentário