TEATRO DE OPERAÇÕES NA GUERRA

 As imagens chegam até nós, pelos jornais e pelas televisões. Milhares de pessoas que fogem das suas casas, das suas aldeias e cidades; edifícios colapsados ou em chamas; feridos transportados em macas a caminho de ambulâncias que rumam aos hospitais; centros de acolhimento de refugiados e muitos outros cenários são documentados pelas câmaras dos repórteres de guerra

Em todas estas imagens eles são uma presença constante. Os Bombeiros são os atores do teatro da guerra de quem todos precisam, em múltiplas circunstâncias.

Na Ucrânia, como em muitos outros cenários de guerra, arriscam as suas vidas num combate, não pela morte, mas pela vida.

Tantas vezes debaixo de fogo, tantas vezes arriscando tudo, tantas vezes na resposta aos apelos desesperados de homens, mulheres e crianças, vítimas inocentes das armas e das bombas, os Bombeiros acodem a todos os lugares onde a sua presença é reclamada.

Nos meios de comunicação vê-se a sua atuação.  A eles ninguém pergunta o que estão a sentir, onde estão e como estão as suas famílias. Apenas vimos que estão lá, no combate aos incêndios, na busca de soterrados, no resgate de feridos e tantas vezes de cadáveres, na distribuição de alimentos aos que fogem e no seu encaminhamento para as zonas de segurança.

Com as imagens que aqui reproduzo, quero deixar a minha homenagem aos BOMBEIROS DA UCRÂNIA, pela sua coragem nos teatros de operações na guerra.





Comentários

Mensagens populares