VANDALISMO



" A limpeza dos grafítis custou à CP nada menos de 3,4 milhões de euros entre 2008 e 2019, despesa que permitiria à empresa comprar um comboio novo.
Só entre 2010 e abril deste ano registaram-se mais de 12 mil atos de vandalismo. A companhia exige ao Estado mais dinheiro para garantir a limpeza de toda a frota.
(...) Em média , limpar cada metro quadrado pintado custa 7,35 euros aos contribuintes. Por ano, a CP gasta entre 250 mil a 300 mil euros neste processo. As pinturas são feitas sobretudo nas linhas urbanas de Lisboa e do Porto  e também nas linhas regionais do Vouga, Oeste e Algarve.
(...) Os autores dos grafítis são conhecidos como " writers" e desenham uma assinatura com letras que correspondem ao seu pseudónimo e que se repetem em todos os locais que são pintados."

Esta noticia da edição de 7 de junho do Jornal de Noticias conduz-nos a uma pergunta. Será que este vandalismo é uma fatalidade e não tem solução? 
Sim, tem solução com mais educação cívica, com mais vigilância dos parques de estacionamento dos comboios e com menos tolerância para com energúmenos disfarçados de artistas.

Comentários

Mensagens populares