COVID-19 : ENTRAMOS NA FASE DE MITIGAÇÃO




À hora em que escrevo este texto (0 horas de 26/3) entramos na fase de mitigação, prevista no Plano Nacional de Preparação e Resposta à pandemia do COVID-19, em território nacional. A  transição da fase de contenção para a de mitigação justifica-se, pela necessidade de aplicar medidas mais rigorosas do que as adotadas na fase anterior, tendo em vista evitar a propagação da doença visto ter-se verificado a sua transmissão comunitária.
Esta é a fase mais critica do Plano concebido pela Direção Geral de Saúde. Esta fase é ativada quando as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia ativa. O referido plano indica que a fase mitigação é a ultima, antes da fase de recuperação. 
Relativamente ao plano assistencial, prevista nesta fase, a Direção Geral de Saúde estabeleceu quatro patamares de intervenção: os doentes ligeiros que ficam em casa; os moderados que irão ao centro de saúde; os mais graves, mas não críticos, que serão encaminhados para os hospitais; os críticos, que serão internados.
Chegados a esta fase é exigido de todos nós o escrupuloso empenho no cumprimento das medidas de precaução que têm vindo a ser publicamente indicadas.
Proteja-se a si mesmo e aos outros, mantenha-se em casa!

SE TIVER TOSSE, FEBRE, OU FALTA DE AR 
LIGUE SNS24: 808 24 24 24








Comentários

Mensagens populares