NOVO ANO À VISTA



Neste dia de Natal de 2019 projeto o meu olhar sobre  o novo ano.
Como primeira fase deste exercício prospetivo, elaboro um balanço sintético do ano que agora termina.
Olhando para este ano identifico-o como um dos melhores da última década, no ponto de vista dos objetivos por mim traçados e superados. 
Neste período participei ativamente em duas prestigiadas estruturas de serviço público: no Observatório Técnico Independente, para os incêndios rurais, constituído no âmbito da Assembleia da República, e no Conselho Cientifico de Monitorização do Plano Nacional de Segurança Rodoviária (PENSE 2020), em representação do Instituo Direito e Segurança da Nova Direito.
Para além disto continuei a participar na Plataforma de Setúbal para o estudo do risco, numa parceria entre o Centro de Estudos e Intervenção em Proteção Civil, Câmara Municipal de Setúbal, Instituto Politécnico de Setúbal, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Instituto de Ciências Sociais e Politicas e a Associação das Industrias da Península de Setúbal.
Finalmente continuei a dinamizar a atividade do Centro de Estudos e Intervenção em Proteção Civil.
No plano privado destaco a edição do livro com a biografia de meu pai, falecido em agosto deste ano, do qual fui redator.
Um ano rico, a partir do qual se projetam as linhas gerais da minha atividade para 2020, dado que todas as áreas de intervenção referidas anteriormente irão ter continuidade. A este propósito quero destacar um acontecimento com reflexos em 2020, mas que ocorreu no final de 2019. Refiro-me à votação da prorrogação do mandato do Observatório Técnico Independente até 31 de dezembro de 2020, por votação unânime dos deputados da Assembleia da República. Um reconhecimento do valor do trabalho técnico, bem como da seriedade e independência do mesmo, que muito me satisfaz.
Face a este cenário, espero um 2020 cheio de trabalho, nas várias frentes em que intervenho. 
Para o novo ano que se avizinha tenho ainda um novo objetivo: editar um livro com uma seleção dos muitos textos que tenho publicado, nos últimos anos, tanto em órgãos de comunicação social (digital ou em papel), como neste mesmo blog.

Comentários

Mensagens populares