HOMENAGEAR OS PROFESSORES




Hoje, 5 de outubro, assinala-se o Dia Mundial dos Professores. A data criada pela UNESCO em 1994, tem por objetivo chamar a atenção para o papel dos professores na sociedade e na formação da população, em particular dos mais jovens.
Esta efeméride pode também ser uma oportunidade para manifestarmos o nosso apreço e respeito por estes profissionais, bem como para testemunharmos a nossa solidariedade cívica para com as suas justas reivindicações.
Reproduzo uma noticia publicada na edição do jornal Público de hoje, sobre a falta de renovação de gerações de professores e seu consequente envelhecimento.
"No 3.º ciclo e secundário, nível em que estão os professores mais envelhecidos, só 1% tem menos de 30 anos, 14% têm entre 30 e 39 anos, 37% têm entre 40 e 49 anos, e os outros 48% têm mais de 50 anos".
A mesma notícia refere que "Desde o início da década e até 2017/2018 registou-se uma queda de 70% de diplomados nos cursos relacionados com a Educação", embora o total de diplomados neste período tenha crescido 33%.
Um problema que exige  reflexão e boa decisão politica! 

Comentários

Mensagens populares