UMA JOVEM QUE ABALOU O MUNDO




Chama-se Greta Thunberg. É sueca e tem 16 anos. É conhecida por liderar o movimento "Greve das escolas pelo clima"
Em agosto de 2018, Greta ausentou-se das aulas para protestar junto ao parlamento sueco, exigindo mais ações da parte dos políticos do seu país, para mitigar as mudanças climáticas. Este gesto desencadeou um movimento que alastrou à escala global, mobilizando milhões de jovens em todo mundo.
A convite do secretário geral da ONU, António Guterres, Greta deslocou-se a Nova Iorque para participar na Cimeira do Clima
Na passada segunda feira, numa conferencia de imprensa, arrasou os lideres mundiais.  Lembrou as provas científicas sobre as alterações climáticas, as extinções de espécies, a destruição de ecossistemas, e acusou os dirigentes do mundo de só falarem de dinheiro e do crescimento económico. 
Como incomodou, logo se fizeram ouvir as vozes do costume, questionando a autenticidade da indignação desta jovem.
Sim ela tem razão. A ameaça dos efeitos das alterações climáticas não se enfrenta com paliativos, e intenções piedosas. Resolve-se no momento em que as novas gerações se revoltarem contra os interesses instalados, contra o sistema que tudo reduz à dimensão económica, com total desprezo pela natureza e pelas pessoas. E esta é a verdade que incomoda!

Comentários

Mensagens populares