TIMOR, 20 ANOS DEPOIS

O presidente da República timorense, Francisco Guterres Lu-Olo, vai condecorar a Assembleia da República de Portugal, com o Colar da Ordem de Timor Leste. A cerimónia ocorre hoje sexta feira, no âmbito das comemorações do 20ª aniversário do referendo realizado em 30 de agosto de 1999, no qual os timorenses escolheram a independência.  

Na lista das 17 entidades e indivíduos condecorados estão ainda o embaixador português Fernando d'Oliveira Neves e o jornalista da Lusa António Sampaio.
O Estado, mais uma vez, demonstra a sua gratidão às entidades e aos indivíduos mencionados que manifestaram apoio e trabalharam juntamente com os nossos compatriotas na diáspora durante os anos da nossa luta pela libertação da pátria, contribuindo para o processo de autodeterminação do povo de Timor-Leste", refere Lu-Olo no decreto a que a Lusa teve acesso.
Esta noticia fez-me recordar a conversa que mantive com o atual Presidente da República de Timor Leste (e então dirigente da Fretilim) , em Aileu, aquando de uma deslocação que fiz em abril de 2000 a este território, ao serviço do Comissariado de Apoio à Transição em Timor Leste (CATTLE) , para visitar o quartel de bombeiros criado nesta localidade, onde vários  bombeiros portugueses ministraram formação à guarnição local, recrutada maioritariamente entre guerrilheiros das Falintil.
Aquele homem magro e de olhar franco e luminoso, com uma vida entregue à luta clandestina pelo seu povo,  quando o questionei sobre como via o seu futuro, respondeu-me: “Agora é continuar a lutar pelo povo, todos os dias, sempre, em todas as frentes!”.
Passados 20 anos Lu-Olo é, desde 2017, o Presidente da República de Timor Leste, eleito pelo seu povo.
Evoco este episódio, entre tantos outros, para recordar a minha participação na equipa do CATTLE, durante os anos de 1999 e 2000, circunstância que constitui um pedaço de história da minha vida, talvez dos mais ricos e estimulantes e que jamais esquecerei.


                                   Da esquerda para a direita o então Comandante Carlos Bento 
                                   dos BV de Sátão, eu, Lu-Olo, e o então Inspetor Alcino Marques.




Comentários

Mensagens populares