SOMOS TODOS AMAZÓNIA






" Governo brasileiro extingue reserva natural na Amazónia para permitir exploração mineira"

Este era o titulo de um texto publicado pelo jornal Expresso em  24 de agosto de 2017 (há precisamente 2 anos). E o texto fazia a revelação:

"O Presidente brasileiro promulgou um decreto na quarta-feira para extinguir quatro milhões de hectares de reserva natural na Amazónia para permitir a exploração de ouro e de outros minerais. A Reserva Natural de Cobre e Associados (Renca), criada em 1984 antes da queda da ditadura militar, situa-se nos estados de Amapa e Pará, no norte do Brasil, e tem uma área de 46 mil quilómetros quadrados, maior que o território da Dinamarca."

Nas últimas semanas a Amazónia tem sido flagelada por múltiplos incêndios que já dizimaram centenas de milhar de quilómetros quadrados do pulmão do mundo, onde se produz 20% de todo o oxigénio do planeta .
Voltando à noticia do Expresso regista-se que os interesses económicos ( sempre eles) continuam a sobrepor-se ao futuro da Humanidade. A exploração desenfreada dos recursos naturais, são uma das muitas faces visíveis de um tempo e de um modo, orientado pela ganancia e pelo desprezo completo pela nossa "Casa Comum",
Por estes dias vale a pena questionarmos: será que não é possível aspirarmos a viver num mundo onde o respeito pelo ser humano e pela natureza seja padrão de vida e de desenvolvimento?
Pensemos nisto e façamos a nossa parte, recusando a resignação como resposta.



Comentários

Mensagens populares