“BRAVOS HERÓIS”





Desde há muitos anos que se multiplicam as campanhas de promoção da imagem pública dos Bombeiros, através de parcerias estabelecidas entre órgãos de comunicação social, empresas e a Liga dos Bombeiros Portugueses.
Estas iniciativas são positivas, sobretudo porque contribuem para manter viva a perceção dos cidadãos quanto à importância fundamental dos Bombeiros, enquanto pilares do sistema português de proteção civil.
É o caso da campanha Bravos Heróis, promovida pelo Diário de Notícias, Jornal de Notícias e a TSF, com o apoio da Tabaqueira, da Liga dos Bombeiros Portugueses e do Ministério da Administração Interna.
Durante os meses de agosto e setembro os referidos meios de comunicação social vão dedicar espaço editorial para criar “um movimento de consciencialização junto da população, para promover as melhores práticas e comportamentos, tanto no decorrer de atividades profissionais como nos momentos de lazer tão próprios dos meses de verão”, sublinham os organizadores da campanha.
Naturalmente que se percebe que esta campanha tem por motivação fundamental os incêndios florestais e a necessidade de reforçar as medidas de prevenção dos mesmos, aproveitando a boa imagem dos Bombeiros Portugueses para facilitar a passagem da mensagem quanto a esta matéria.
Entretanto importa ter presente que os Bombeiros não são apenas úteis para combater incêndios florestais. Eles são indispensáveis nas 24 horas de cada dia do ano, no desempenho de várias missões, do abastecimento de águas às populações em período de seca e do combate a incêndios urbanos, ao resgate de vítimas de acidentes rodoviários ou ao socorro pré-hospitalar, entre outras.
Sim, eles são Bravos Heróis, porque generosos e empenhados numa missão de serviços publico, desempenhada de forma crescentemente qualificada e competente. E esta dimensão da qualificação e da competência não pode deixar de ser colocada em paralelo com a solidariedade.
Deste modo importa que estas campanhas valorizem a qualidade que os Bombeiros Portugueses possuem hoje. Eles “são soldados da paz”, mas também técnicos qualificados na missão superior de preservar a vida de pessoas e salvaguardar bens materiais ou ambientais.
Esta é uma outra dimensão dos Bombeiros “Bravos” e “Heróis” que urge não esquecer!


Comentários

Mensagens populares