PORTUGAL CHAMA



A Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) acaba de lançar uma campanha nacional de comunicação designada " Portugal Chama". Para o presidente da AGIF, Tiago Oliveira, a referida iniciativa  ” é muito mais do que uma campanha, é um apelo à ação, que lança um desafio a todos os portugueses para que se mobilizem e contribuam para um país protegido de incêndios rurais graves”.

A campanha está dividida em três fases:

1 – Prevenção: Começou esta sexta-feira e estende-se até final de abril. Consiste no lançamento da campanha nos media através de anúncios radiofónicos, filmes institucionais, panfletos e outdoors, e também na limpeza de terrenos em redor de casas, em coordenação com os media regionais e emissários locais. Este processo, segundo o plano de acção da AGIF, deverá ser concluído até final de março, na mesma altura em que se inicia o processo de cadastros e as queimas controladas nas zonas rurais.
2 – Risco: Começa em maio e decorre até outubro. Durante esse período a presença da campanha nos media de alerta para os comportamentos de risco mantem-se, assim como os cadastros e as queimas. A partir de junho, será executado um plano de sensibilização “porta a porta” direccionado para a população rural, nomeadamente agricultores, no sentido de sensibilizar para a importância do tratamento dos terrenos. Este processo terá não só o suporte dos vários media regionais, dependendo da zona do país, como também dos vários intervenientes do sector, incluindo empresas agrícolas.
3 – Monotorização: Em novembro e dezembro, deverá ser uma altura de rescaldo e acompanhamento das acções realizadas nos períodos de maior risco de incêndios.


Comentários

Mensagens populares