PEDROGÃO GRANDE: PONDERAÇÃO, CONHECIMENTO E RESPONSABILIDADE






No dia 2 de maio, a edição do jornal Público divulgou o Relatório da auditoria ao incêndio de Pedrogão Grande, elaborado pela Direção Nacional de Auditoria e Fiscalização da ANPC.
Já no final do dia 3 a Procuradoria Geral da República(PGR) divulgou o referido Relatório, através da seguinte nota publicada  na respetiva página da internet:

Como foi oportunamente divulgado, o Ministério Público recebeu, em novembro de 2017, da Autoridade Nacional de Proteção Civil, o relatório final de uma auditoria realizada por aquela entidade na sequência dos incêndios de Pedrógão Grande.
Este documento foi junto aos autos onde se investigam as circunstâncias que rodearam os referidos incêndios, sendo considerado no âmbito das investigações em curso.
Este inquérito encontra-se em segredo de justiça, entendendo-se que, quando um documento é incorporado num processo em segredo de justiça, passa a ficar sujeito a esse regime.
Contudo, face à relevância do respetivo conteúdo para o esclarecimento público e por se considerar que não existe prejuízo para a investigação, procede-se à divulgação do referido relatório, do qual foram retiradas as identidades das pessoas nele mencionadas”.

Analisando em detalhe conclui-se que este documento não acrescenta nada de substantivo ao que já era anteriormente conhecido, apesar do impacto provocado pela manchete da edição do Público.
O que verdadeiramente surpreendeu foram algumas declarações produzidas em intervenções televisivas a propósito deste Relatório, porque reveladoras do total desconhecimento do seu conteúdo.
A abordagem deste e de outros documentos exige, da parte de quem sobre os mesmos se pronuncia, ponderação, conhecimento e sentido de responsabilidade. O mesmo é dizer que são dispensáveis palpites, alegadamente sustentados em experiências museológicas, desfasadas do tempo e do espaço.
Quem não proceder assim, apenas contribuirá (involuntariamente) para a confusão e a desinformação.
Então, haja bom senso!




Comentários

Mensagens populares