VITÓRIA DO CONTEÚDO




Nem sempre vale a pena o tempo que investimos no visionamento de um espectáculo televisivo. Nem sempre a inteligência, a força da mensagem e os valores que lhes estão subjacentes têm o reconhecimento que merecem. Nem sempre os personagens de “plástico” são vulgarizados por homens e mulheres genuínos e inteiros. Nem sempre a vulgaridade é remetida à sua pequenez natural. Nem sempre o conteúdo vence a forma. Mas no passado sábado aconteceu tudo isto no Festival da Eurovisão. E aconteceu com Salvador Sobral e a sua irmã Luísa Sobral.
“ Amar pelos dois” foi a canção que obteve uma votação esmagadora e, deste modo, venceu a edição 2017 deste festival.
A canção genial da autoria de Luísa Sobral, genialmente interpretada por Salvador Sobral, constitui um valioso contributo para a afirmação da língua portuguesa no mundo e a promoção de um estilo de produção musical, com mensagem e melodia que nos estimula e cultiva. Isto é, que ponha fim aos “genéricos” musicais que nos infectam o espírito em vez de o tornar mais são.
Finalmente começamos a ser reconhecidos no mundo (também na música) pela qualidade e dimensão do que somos capazes de fazer.
Dizem que Portugal está na moda. Eu acho que não é isso. O que verdadeiramente está acontecer é que o “Portugal dos pequeninos” está em vias de extinção e todos aqueles que nele têm apostado (e gostariam de continuar a apostar) têm os dias contados.

Comentários

Mensagens populares