PREPARADOS PARA A CATÁSTROFE



Na edição do passado sábado do jornal Expresso foi publicado um texto da autoria de Luís Cabral, professor da Universidade de Nova Iorque e da AESE, intitulado “Preparados para a catástrofe”.
Neste texto o autor reflecte sobre a importância decisiva dos investimentos na prevenção de catástrofes.
Dada a actualidade do tema tratado, transcrevo a parte conclusiva do artigo de Luís Cabral:
“Portugal é um país de risco. Como se não bastassem os terramotos de 1755 e 1969, um estudo recente confirma a existência de fractura tectónica em formação ao largo da costa portuguesa. Cientistas e técnicos portugueses (nomeadamente do IST e no IPMA) desenvolveram sistemas de detecção precoce, mas estes de pouco valem se não forem acompanhados de um sistema de difusão e treino da população, de forma a tornar a informação em accão.
As catástrofes são, em grande parte, inevitáveis; mas são também, em boa parte, detectáveis, permitindo assim a preparação próxima. O investimento para este efeito é relativamente pequeno. A probabilidade de gerar um benefício é muito pequena, mas caso a catástrofe aconteça, o benefício é enorme.
Uma boa oportunidade para a iniciativa estatal”
A falta de formação do cidadão comum em matéria de autoprotecção constitui a mais grave vulnerabilidade do nosso sistema de protecção civil. E neste domínio está quase tudo por fazer!  


Comentários

Mensagens populares