TIMOR TEM NOVO PRESIDENTE


 Na foto comandante Carlos Duarte, LU OLO e inspector Alcino Marques

Timor Leste elegeu esta semana um novo Presidente da República. Trata-se de Francisco Guterres LU OLO.
Por razões afectivas acompanho com particular atenção tudo o que se passa em Timor Leste. Recordo com grande orgulho ter integrado uma equipa de portugueses que participaram, profissional e apaixonadamente, no processo de construção das bases de um novo país.
Ao ler as notícias das presidenciais lembrei-me da interessante conversa que mantive com LU OLO, em 20 de abril de 2000, na visita que fiz a Aileu, acompanhado pelo então inspetor Alcino Marques – responsável pela Missão de Bombeiros que formaram os primeiros corpos de bombeiros de Timor Leste – uma conversa de duas horas, da qual tirei algumas notas que guardo com particular gosto, pelo seu valor histórico.
Transcrevo o que registei na ocasião, no meu bloco de notas:
“ Perguntei a LU OLO: “ Agora que Timor Leste caminha para se tornar numa nação independente, quais são as suas aspirações?
Olhou-me, meio surpreendido. Refeito, respondeu-me com um rasgado sorriso: Continuar a servir o meu povo!”
Agora que está eleito Presidente da República não tenho dúvidas que Francisco Guterres continuará a fazer o que sempre fez ao longo de toda a sua vida: servir o seu povo!
Felicidades senhor Presidente!



Comentários

Mensagens populares