HISTÓRIA CONCISA DE PORTUGAL




Ontem após uma reunião no Ministério da Administração Interna, subi ao Chiado e dirigi-me à livraria da FNAC. Estava uma manhã de verdadeira Primavera, convidativa para o usufruto do espaço público desta Lisboa que está cada vez mais bonita. Mas não resisti ao chamamento dos livros, uma velha e sempre renovada paixão.
Fiz a minha demorada ronda pelos escaparates, folheando as novidades e resistindo à tentação de comprar todos os livros que desejava.
Um dos muitos livros em que peguei agarrou-me: A História Concisa de Portugal, de Maria Cândida Proença, edição da Temas e Debates.
Depois de ler as primeiras páginas, não resisti à tentação de me deslocar à sala de leitura da livraria, sentar-me e mergulhar nas páginas seguintes. E ali fiquei cerca de uma hora, devorando 57 páginas do referido livro.
Quando interrompi a leitura para sair, agendei este livro para a minha próxima compra.
A impressão que as páginas que li me causaram foi de grande orgulho pela nossa história coletiva. A forma como é abordada nesta obra, faz-nos sentir como sempre fomos: um grande povo com uma história grande.
É minha convicção de que é preciso investir no conhecimento do nosso passado histórico, para mais facilmente projetarmos o nosso papel no mundo, com a inovação e audácia dos nossos maiores e a coragem das nossas gentes. Um precioso legado que é preciso passar às futuras gerações, ajustado ao tempo presente mas com a mesma inspiração de sempre.




Comentários

Mensagens populares