"FATURA SANITÁRIA INFORMATIVA"




Numa excelente reportagem publicada na edição do passado sábado no jornal Expresso, da autoria da jornalista Catarina Guerreiro, foi tornado público o custo diário de operação do Hospital de Santa Maria, em Lisboa.
Para este efeito a jornalista esteve um dia no referido hospital para conhecer o perfil de doentes, os actos médicos e exames de diagnóstico que nele são feitos, bem como os respectivos custos.
Da mera operação de somar concluiu-se que ao fim do dia, o custo de operação e funcionamento deste hospital ascendeu a 1,2 milhões de euros.
A importância deste trabalho jornalístico reside no facto dele ser uma oportunidade para todos nós, utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), termos a exacta consciência do impacto orçamental deste nosso fundamental benefício.
Nesta reportagem evoca-se uma possível medida, já em prática noutros países – nomeadamente em Espanha – e que se resume nisto: e emissão de uma “fatura sanitária informativa” onde anualmente se informe cada cidadão sobre o custo para o SNS da utilização dos serviços públicos de saúde.

Considero útil esta informação. Embora não seja politicamente correcto falar de preços na utilização dos serviços públicos de saúde, não é defensável que nos desresponsabilizemos da gestão dos mesmos e da aplicação do dinheiro dos impostos de todos nós, na sustentabilidade do seu funcionamento.   

Comentários

Mensagens populares