ABANDONO ESCOLAR





Segundo dados recentemente divulgados, no segundo semestre de 2016 regrediu ligeiramente a taxa de abandono escolar entre os jovens dos 18 aos 24 anos, invertendo uma tendência que se vinha verificando de forma constante desde o início deste século.
O abandono escolar é um indicador estatístico que avalia a percentagem de jovens do referido escalão etário que acedem ao mercado de trabalho, sem completarem o ensino secundário e que não frequentam qualquer programa de formação.
Num texto muito interessante da autoria da ex-ministra de Educação e professora universitária Maria de Lurdes Rodrigues, publicado na edição de 15 de Fevereiro do Diário de Noticias, recorda-se a progressão registada em Portugal desde 2003: “ Passámos de 41% de jovens em situação de abandono escolar precoce para 14%. Ultrapassamos nestes 13 anos, países como a Espanha e a Itália, aproximando-nos da meta europeia de 10%”,
No mesmo texto, a professora Maria de Lurdes Rodrigues alerta para o facto “das medidas que tomámos podem estar no limite da sua eficácia”, defendendo por isso que “ é urgente relançar as oportunidades de formação para adultos e para jovens já no mercado de trabalho que foram interrompidas sem justificação. Nesta matéria. Deve ser devolvida iniciativa às escolas e aos centros de formação, públicos e privados. São estas as instituições mais relevantes para a concretização dos objetivos de qualificação dos jovens adultos.”
Revejo-me nesta apreciação, pelo que lhe dou o devido destaque neste meu espaço de intervenção.


Comentários

Mensagens populares