CATÁSTROFES NATURAIS EM 2016




A resseguradora alemã Munich Re divulgou na passada quarta-feira um estudo sobre as vítimas e os danos materiais provocados pelas catástrofes naturais em 2016.
Segundo o referido documento, no ano passado registaram-se menos vítimas mortais mas mais danos em consequência de fenómenos climáticos.
O total de vítimas mortais no período ascendeu a 8.700, quando em 2015 tinham-se verificado 25.400 mortos. Os dados de 2016 colocam este ano como o segundo ano menos mortífero desde 1986.
Relativamente aos danos, a resseguradora refere que estes atingiram os 175 biliões de dólares. Este valor é superior à média dos últimos dez anos, durante os quais as catástrofes naturais atingiram os 154 biliões de dólares.
No total ocorreram 750 eventos climáticos ou geológicos extremos, número superior à média constatada nos últimos dez anos, ou seja 590.
Entre as catástrofes naturais registadas no período, o estudo destaca vários terramotos no Japão, uma sequência de inundações na China, o furacão Matthew nos Estados Unidos da América, os incêndios florestais em Alberta, no Canada, e uma série de tempestades na França e na Alemanha.
O porta voz da Munich Re, citado pela Agência France Press, refere que “os fenómenos encarados de forma isolada não podem ser atribuídos directamente às alterações climáticas. Mas há muitos sinais que indicam que as mudanças climáticas tornam mais provável a aparição de alguns fenómenos, como sistemas climáticos permanentes ou tempestades que levem chuvas e granizo torrenciais a algumas regiões”.



Comentários

Mensagens populares