AFIRMAR O JORNALISMO




Iniciou-se ontem em Lisboa, no cinema São Jorge, o 4º Congresso dos Jornalistas sob o mote “afirmar o jornalismo”. Este importante evento que decorrerá até ao próximo domingo, regista 700 inscrições
Do programa do Congresso consta a abordagem de importantes e oportunos temas relacionados com o exercício da actividade jornalística em Portugal, tanto no ponto de vista das condições de trabalho dos jornalistas (o acesso à profissão, o ensino e formação profissional, entre outros) como a viabilidade económica e os desafios do jornalismo.
 Maria Flor Pedroso, presidente da comissão organizadora do quarto Congresso dos Jornalistas, intervindo na sessão de abertura sublinhou que a independência, credibilidade, rigor, pluralidade, isenção "não podem ser substantivos" usados pelos profissionais sem estes se interrogarem sobre o seu significado.
O jornalismo não pode, em contexto algum, deixar de ser serviço público", afirmou.
Lembrou ainda os resultados de dois estudos focados na comunicação social e nos seus profissionais e afirmou: "Somos uma profissão de desgaste rápido".
Sobre o evento, adiantou que o "congresso não vai resolver o que não foi resolvido até agora", mas disse esperar "pistas, soluções" para o sector.
Com a curiosidade de quem como eu gostaria de ter abraçado a profissão de jornalista, vou acompanhar à distância esta reunião magna dos jornalistas portugueses, formulando votos de que ele marque o fim do incompreensível silêncio desta classe, relativamente aos inúmeros problemas que o presente e o futuro da sua profissão colocam.


Comentários

Mensagens populares