PARA QUEM ME LÊ



Após uma ausência de alguns dias regresso ao convívio dos meus leitores, que surpreendentemente não param de crescer. Escrevo para quem me lê e essa circunstância cria-me uma particular responsabilidade.
Quando me disponho a escrever neste espaço normalmente escolho previamente o tema a abordar, diminuindo deste modo o risco de escrever sobre banalidades ou de transformar o acto de escrever numa espécie de exercício  narcisista.
Depois de na última semana ter estado concentrado em temas de Segurança e Protecção Civil, tanto no ponto de vista da investigação como da docência, apetece-me virar a minha atenção para outros domínios.
É assim que após a leitura dos jornais do fim de semana ficam-me na memória notícias sobre a política nacional e internacional, cultura e desporto.
Na política nacional continuo a acompanhar com grande curiosidade o desespero de muitos politólogos para encontrarem justificação para os seus falhados prognósticos sobre a actual experiência governativa do país. Alguns destes personagens até metem dó.
No que se refere à política internacional continuo a analisar com preocupação as consequências para o mundo da chegada à liderança dos EUA de um personagem como Trump.
Quanto à cultura fui desafiado pela última edição do jornal Expresso a comprar e ler o livro de Alberto Menguel, intitulado “ A biblioteca à noite”, uma vez que a notícia que divulga a edição diz-nos que ela “lembra-nos como seriamos infinitamente mais pobres se luz própria das bibliotecas.
Finalmente quanto ao desporto, acompanhei a última jornada da LIGA de Futebol, registando com agrado o empate do FC do Porto e a vitória do meu Benfica. O saldo do fim de semana futebolístico regista o aumento de 5 para 7 pontos de distância do Benfica em relação ao Porto, mantendo-se os 5 pontos de diferença do Sporting.
Chegados ao início de mais uma semana cá estarei para continuar a observar o mundo a girar à volta das suas contradições e mistérios, dando testemunho do meu olhar sobre o mesmo e exaltando o acto de estar vivo para este efeito.




Comentários

Mensagens populares