ERRADICAÇÃO DA POBREZA




Não é à falta de evocações que os problemas subsistem no mundo. Se consultarmos o calendário anual, constatamos que quase todos os dias celebra-se um Dia Internacional (Mundial) ou Nacional de qualquer coisa.
Hoje, 17 de Outubro, assinala-se o Dia Internacional para a erradicação da pobreza!
O ano de 2015 ficará na História como o ano em que a comunidade internacional definiu 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, fixados numa cimeira da ONU, reunida de 25 a 27 de Setembro, em Nova Iorque. Esta cimeira aprovou uma agenda de acção até 2030. Até à referida data, os Estados comprometem-se a "reduzir pelo menos para metade a proporção de homens, mulheres e crianças, de todas as idades, que vivem na pobreza, em todas as suas dimensões, de acordo com as definições nacionais”.
A Rede Europeia Anti-Pobreza defendeu no passado domingo que o problema da pobreza em Portugal continua a ser “um grande desafio” e exige “ elevada prioridade em qualquer programa governativo”.
A pobreza não é mais do que a expressão de um sistema injusto de distribuição da riqueza. Esta constatação é partilhada por todas as correntes de pensamento que se têm dedicado a esta problemática.
Por isso, para além das efemérides – úteis para sobressaltar consciências – interessa adoptar escolhas politicas que contribuam para uma maior equidade social. Esta é a solução. Tudo o mais é caridadezinha piedosa, que resgata os pecadores mas não elimina os pecados.



Comentários

Mensagens populares