RECONHECIMENTO DE COMPETÊNCIAS DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS




Parece evidente que em Portugal não é possível conceber um modelo de resposta ao socorro, sem considerar a cobertura do território nacional que a estrutura dos Copos de Bombeiros Voluntários assegura.
Dito isto, no meu ponto de vista a discussão/reflexão a fazer não deve ser reduzida ao tipo de corpos de bombeiros que o país deve possuir, mas sim ao tipo de bombeiros que neles se devem integrar.
De acordo com dados da ANPC, em 31 de Dezembro de 2015 o efetivo de bombeiros que o Continente possuía nesta data era o seguinte:22.843 elementos voluntários e 6007 profissionais nos quadros activo e de comando dos corpos de bombeiros voluntários; 552 profissionais, nos quadros activo e de comando dos corpos de bombeiros municipais e 1202 profissionais nos corpos de bombeiros sapadores, num total de 30.604 bombeiros para o desempenho das missões legais atribuídas a todos os corpos de bombeiros.
Em reforço das tarefas de retaguarda, os corpos de bombeiros voluntários possuíam no final do ano anterior 14 132 elementos, no quadro de reserva.
Voltando aos corpos de bombeiros voluntários. É verdade que a existência do referido número de elementos nos quadros, não significa que o seu nível de disponibilidade e de prontidão seja igual em todo o país. Há mesmo zonas do território onde é indisfarçável uma grande dificuldade em assegurar a resposta ao socorro, nos termos a que todos os cidadãos têm direito. Por esta razão constata-se o aumento, ano após ano, do número de profissionais que os corpos de bombeiros voluntários têm de recrutar.
Porém, tal facto não significa que o voluntariado nos corpos de bombeiros esteja condenado a desaparecer. Significa sim que para atrair mais jovens e adultos aos corpos de bombeiros é necessário mais audácia na sua valorização, adoptando-se medidas consentâneas com os potenciais Bombeiros de hoje, bem diferentes dos Bombeiros de ontem.
Uma medida mobilizadora para captar a adesão de novos voluntários e estimular os já inseridos nos corpos de bombeiros, seria o reconhecimento legal das competências adquiridas na formação de elevada qualidade que actualmente é ministrada aos Bombeiros.
Veja-se o que está previsto nas Grandes Opções do Plano para 2017 apresentadas na passada semana  pelo Governo na Assembleia da República, nas quais se prevê aumentar incentivos ao recrutamento de voluntários para as Forças Armadas, nomeadamente pelo reconhecimento das competências obtidas durante o serviço militar.



O reconhecimento legal das competências adquiridas pelos Bombeiros no seu processo de formação é uma medida pela qual lutei (reconheço que sem êxito), em devido tempo.
Haja alguém que pegue de novo nesta medida e que consiga que o poder político a consagre. A ser implementada terá a dimensão de um novo Estatuto Social do Bombeiro.


Comentários

  1. Como é possível uma recruta nos bv,com um plano e moldes da ENB,com formadores com ccp (antigo cap),não reconhecerem o 9 ou mesmo o 12¤ ano. A verdade é que as pessoas (decisores ) estão-se cagando para nós. Umas migalhas no verão, quando têm as propriedades a arder e já gozamos... É triste mas ninguém quer saber de nós....nem o sr. , sr. Caldeira

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares