PENSAR OS BOMBEIROS




No passado sábado tive o grato prazer de participar, como orador, no Primeiro Fórum dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Vila Franca de Xira, uma organização do Secretariado das Associações Humanitárias de Bombeiros do referido Concelho e que contou com um elevado número de participantes.
Com um programa temático muito interessante e oportuno, este fórum insere-se num tipo de iniciativas que têm o meritório objectivo de pensar os Bombeiros!
Para quem como eu não está nem virá a estar Presidente de qualquer estrutura representativa dos Bombeiros Portugueses, participar numa iniciativa deste tipo é sempre um exercício de cidadania e de liberdade. Não tenho nem virei a ter qualquer cargo nas estruturas dos Bombeiros Portugueses. Porém que ninguém tenha dúvidas: jamais deixarei de pensar Bombeiros e de me expressar nesta matéria, sempre com conhecimento de causa, com a força da convicção e da capacidade de demostrar as evidencias em que sustento os meus pontos de vista neste domínio que tão bem conheço.
É neste enquadramento que me permito sublinhar a riqueza desta iniciativa e a amplitude das suas conclusões.
Como seria extraordinário que outras Associações Humanitárias de Bombeiros tivessem a coragem de promover jornadas de trabalho e reflexão com as características desta, livres de qualquer condicionamento exterior? Como seria fundamental que se fomentasse o debate, fora do ritual dos Congressos, dos órgãos formatados e dominados por conceitos estafados e bloqueadores de novas ideias, novos olhares e a descoberta de novos personagens?
Que bom foi testemunhar nesta iniciativa a decisão de dar a primazia da palavra a jovens quadros dos Bombeiros do concelho de Vila Franca de Xira para divulgarem o brilhante projecto de formação conjunta que ali empreenderam. Que bom foi ver dirigentes, com história, darem espaço a outras gerações para expressarem a sua forma de construir o futuro dos Bombeiros. Que bom foi ver uma nova escola de estagiários a Bombeiros iniciarem neste fórum o seu processo de formação como Bombeiros, assistindo a um exercício operacional interpretado por Bombeiros feitos.
Sim foi uma tarde muito agradável, arejada e estimulante. Uma tarde a viver os Bombeiros do presente e a pensar os Bombeiros do futuro.




Comentários

Mensagens populares