NÃO ACREDITO…




A notícia chegou-me através do jornal online Observador: “Governo abre a privados 30 monumentos históricos”.
Refeito do choque, procuro mais informação.
“Monumentos em mau estado de conservação vão ser reabilitados e explorados por entidades privadas, pelo período de 30 a 50 anos, ao abrigo do programa Revive, agora criado pelo Governo. (…) No horizonte está a adaptação destes monumentos, no todo ou em parte, para que funcione como hotéis, restaurantes ou salas de conferências”.
Numa primeira fase estão já identificados 12 alvos para esta estranha operação de reabilitação do nosso património histórico. Seguir-se-ão dezenas de outros, igualmente em deplorável estado de conservação.
Não sou “velho do Restelo” nem tenho qualquer preconceito relativamente à iniciativa privada. Mas alienar a preservação da nossa memória colectiva e transformar o que deveria ser um dever do Estado num negócio, violenta a minha cidadania.
A mesma notícia dá conta que a secretária de Estado do Turismo foi questionada sobre os responsáveis pelo estado de degradação a que chegaram muitos monumentos e que esta preferiu não responder, acrescentando apenas:“ Gosto de olhar para o futuro”.
É claro que há responsáveis e são todos aqueles que ao longo de sucessivos Governos, se esqueceram que não há futuro sem memória histórica viva.
Volto à notícia e contínuo perplexo. Expliquem-me. Entretanto, não acredito…


Comentários

Mensagens populares