HERÓIS MUITO PROVÁVEIS




Na minha leitura diária de jornais, quase sempre encontro textos que me fazem reagir, favorável ou desfavoravelmente. Isto significa que não leio apenas aquilo com que me identifico, mas também aquilo de que discordo.
Neste labor quotidiano há também textos que sinto necessidade de transcrever, para que outros tenham oportunidade de os ler. É o caso do artigo de opinião de Sérgio Figueiredo, Director de Informação da TVI, publicado na edição de ontem do Diário de Noticias, com o título que dou a este meu texto e que transcrevo parcialmente:
“ Glorificamos os nossos bombeiros, porque, em certa medida, gostávamos de ser como eles. E não é esta a melhor definição de heróis?! Aqueles que nos resgatam da normalidade, que nos sacodem e estimulam a fazer mais e mais, que ninguém se conforme com a vulgaridade, Não vemos os seus rostos, mas vemo-nos neles. Impossível pensar nas nossas limitações quando alguém nos confronta com o melhor que somos. E, nas situações mais dramáticas, darem-nos a graça de acreditar no melhor que temos.
Os bombeiros são os nossos heróis, sim, essencialmente porque o merecem. Mas também porque estamos carentes.
(…) Não há como ignorar este fracasso nacional – perdemos! Outra vez a guerra foi fatal, voltou tudo a arder. Só que a história para contar aos nossos filhos não acaba aqui. Bravos bombeiros! Miserável país, este, que precisa dos seus exemplos. Há heróis nacionais – e esta é capaz de ser a única história boa de mais um verão ardente …”



Comentários

Mensagens populares