GESTOS QUE FAZEM A DIFERENÇA





No passado sábado a população do Funchal juntou-se na rua e deslocou-se para junto das instalações dos bombeiros, da unidade militar e das forças de segurança para testemunhar aos homens e mulheres dos referidos agentes de protecção civil a sua gratidão, pelo valoroso trabalho por eles desenvolvido na defesa de pessoas e bens, ameaçadas pela vaga de incêndios que flagelou alguns concelhos da Região Autónoma da Madeira.
Relativamente aos gestos e acções de solidariedade para com os bombeiros que os portugueses têm manifestado nos últimos dias, nomeadamente com a oferta de bens alimentares ou donativos em dinheiro, quero relevar esta iniciativa espontânea da população do Funchal.
Num testemunho emocionado, um bombeiro com muitos anos de serviço, surpreendido com a manifestação da população, afirmou: “esta é a melhor medalha que recebi em quase 25 anos como bombeiro”.
Estes gestos têm particular importância, porque fazem a diferença. Resultam dum genuíno sentimento de gratidão, pela actividade de forças e instituições – nomeadamente os corpos de bombeiros – aos quais, fora dos contextos de crise, nem sempre a população concede o devido valor.
Seria interessante que alguém tomasse a iniciativa de, lá para Outubro, propor à população dos concelhos mais flagelados pelos incêndios deste verão, num determinado dia e em simultâneo, a realização de uma manifestação pública de reconhecimento a todos os agentes que se envolveram na defesa de pessoas e bens, neste verão.
Um gesto simples, que bombeiros, forças de segurança, militares e outros merecem plenamente.
Fica a ideia!


Comentários

Mensagens populares