COORDENAÇÃO DE EXCELÊNCIA NO SISMO DE ITÁLIA





Um eficaz sistema de protecção civil constitui uma cadeia de elos que se articulam harmoniosa e eficientemente, de acordo com um planeamento dinâmico e uma coordenação proactiva de serviços, agentes, equipamentos e pessoas.
O extraordinário trabalho que a Protecção Civil Italiana está a desenvolver desde a madrugada do passado dia 24 de Agosto, em resposta à situação decorrente do sismo de 6,2 graus na escala de Richter que atingiu o centro de Itália, constitui um exemplo de análise e estudo. Com este objectivo vou recorrer aos contactos que puder accionar, para este efeito.
Nesta data estão envolvidos nas acções de resposta e recuperação mais de 6 012 elementos, entre os quais bombeiros, militares, elementos das forças de segurança, pessoal sanitário e mais de 3 mil voluntários de diversas organizações, todos devidamente enquadrados no teatro das operações.
Os dados que consegui recolher através dum contacto local sugerem estarmos na presença de um expressivo exemplo de aprendizagem, uma vez que muitas das vulnerabilidades detectadas no sistema italiano de protecção civil aquando do sismo de 6 de Abril de 2009 que atingiu a cidade italiana de L´Aquila, parecem globalmente superadas.
As catástrofes são oportunidades para corrigir, melhorar e fazer evoluir qualitativamente os sistemas de protecção civil. Para tanto basta juntar três factores determinantes: humildade na identificação das fraquezas, conhecimento sustentado para gerar novas soluções, liderança politica para as viabilizar.
Esta é a lição preliminar desta tragédia, que provocou a morte de 292 pessoas, cerca de 388 feridos e mais de 3554 desalojados, neste momento realojados em tendas,


Comentários

Mensagens populares