OS NOVOS GAMBUZINOS




Há muitos anos os Gambuzinos – seres imaginários que segundo a versão popular viviam no campo ou nos parques das cidades – eram motivo de muitas aventuras e situações caricatas, envolvendo sobretudo os mais jovens. Fui responsável por uma “caça aos Gambuzinos”. Os caçadores não eram miúdos mas sim jovens recrutas chegados de fresco ao quartel do RI16 em Évora. Numa ocasião de instrução nocturna, consegui pôr 25 homens no campo à caça dos Gambuzinos. Uns desconfiados lá foram tentando apanhar algum dos referidos animais imaginários. Mas outros, tão convictos estavam da missão, que perante o facto de não terem feito nenhuma caçada, ficaram seriamente apreensivos. Um deles chegou a perguntar-me se por causa do insucesso poderia ir mais depressa para o Ultramar. Após a instrução nocturna, já no quartel, quando lhes confiei que os Gambuzinos não existiam, muitos deles riram mas outros quase me devoraram com os olhos.
Este episódio veio-me à memória quando li uma notícia a propósito da caça aos Pokémon, um jogo com umas criaturas virtuais que parecem estar por todo o lado, à espera de serem apanhados.
Segundo revelou a imprensa, o passado fim de semana foi o caos no Central Park, em Nova Iorque. Quando foi anunciada a presença de um Pokémon raro naquela zona verde da cidade, a esta acorreram centenas de pessoas para tentar apanhá-lo. A loucura alastra um pouco por todo o mundo, incluindo Portugal. Uma espécie de paranóia colectiva.
Sabe-se que em consequência deste jogo, já houve pessoas que tiveram graves acidentes, nomeadamente em vias rodoviárias.
Ao analisar este fenómeno percebo quanto inocente era a “caça aos Gambuzinos” na qual envolvi aqueles ingénuos soldados recrutas.




Comentários

  1. Em miúdo também andei aos gambuzinos. Boa cronica Dr.Caldeira, um abraço.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares