UM HOMEM, UM CIDADÃO E UM DIRIGENTE EXEMPLAR



A notícia chegou-me na tarde sexta-feira através do meu irmão: o Dr. Abílio Gomes morreu subitamente!
Médico militar, presidiu há cerca de 7 anos ao Conselho de Direcção do INEM.  Foi nestas funções que o conheci. Como Presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, estabeleci com o Dr. Abílio Gomes uma relação de grande cordialidade e respeito mútuo, que se prolongou até à data.
Foi com ele que conseguimos em Dezembro de 2008, concluir o processo de atribuição de 47 ambulâncias aos Postos de Emergência Médica (PEM) colocados em Corpos de Bombeiros substituindo outras tantas já com muitos quilómetros percorridos, dando início a um processo que se viria a traduzir na substituição de 108 ambulâncias, em paralelo com o alargamento da Rede Nacional de Ambulâncias, objectivo que no período em que liderou o INEM, teve um forte impulso.
Depois de ter cessado as minhas funções na Liga, encontrei-me muitas vezes com o Dr. Abílio Gomes, tendo ele participado em várias iniciativas do Centro de Estudos e Intervenção e Emergência e Protecção Civil (CEIPC).
No final de Abril falei com ele, pois aceitou colaborar no trabalho de investigação que estou a desenvolver, preenchendo a entrevista que elaborei para este efeito. Combinamos Um encontro precisamente na próxima segunda-feira, dia 9, para trocarmos impressões de detalhe sobre a temática do socorro pré-hospitalar. Esse encontro já não acontecerá.
Ao longo dos 12 anos que presidi à LBP e dos 8 que presidi à Escola Nacional de Bombeiros, conheci e contactei inúmeras personalidades. Umas porque irrelevantes, não registo na minha memória. Outras porém guardo com agrado, pela sua nobreza de carácter, o seu perfil de cidadania e pelo espirito de parceria colaborante que sempre revelaram, em benefício do serviço público.
O Dr. Abílio Gomes inseria-se neste grupo de cidadãos e dirigentes. Por isso sinto a sua morte.

Comentários

Mensagens populares