OPERAÇÃO FÁTIMA 2016, A PENSAR EM 2017





Ontem visitei o dispositivo de socorro e assistência da Operação Fátima 2016, acompanhado dos alunos do Curso do qual sou coordenador, na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.
Estivemos no CETAC  (Centro Táctico de Comando) e no Hospital de Campanha do INEM. Em ambas as ocasiões, por amabilidade dos responsáveis das referidas estruturas e a devida autorização do Comandante Nacional de Operações de Socorro da ANPC e do Presidente do INEM, tomamos conhecimento dos  detalhes da Operação.  Este ano o modelo de organização do dispositivo e os respectivos procedimentos estão em avaliação, tendo em vista o planeamento operacional das cerimónias do próximo ano, que contará com a presença do Papa Francisco, por ocasião das comemorações do centenário das Aparições.
Não há qualquer dúvida de que o sistema de protecção civil evoluiu muito no nosso país, em especial no que se refere ao planeamento do socorro e apoio a grandes eventos.
Foi uma visita de estudo muito útil para os alunos. Para mim foi, mais uma vez, a constatação de que estamos ao nível dos países desenvolvidos, no domínio da Protecção Civil, da Emergência Médica e dos Bombeiros.

Comentários

Mensagens populares