ESTATISTICAS SOBRE BOMBEIROS





Todos aqueles que se propõem estudar a realidade do sistema de protecção civil, em geral, e dos Bombeiros em particular, debatem-se com a dificuldade de recolha e validação da informação estatística disponível para o efeito.
Esta circunstância resulta do conceito de secretismo que continua a prevalecer, duma forma geral, relativamente à recolha e tratamento de dados junto das instituições do sistema, da administração central, administração autárquica e das associações privadas.
Entretanto este importante sector do país começa a merecer da parte do INE uma particular atenção, nomeadamente através do preenchimento anual do designado “ Inquérito às Entidades Detentoras dos Corpos de Bombeiros”.   
Até ao próximo dia 2 de Maio está em curso o processo de recolha dos referidos inquéritos. Segundo o INE  “Neste inquérito são inquiridos os corpos de bombeiros em articulação com as entidades detentoras que os detêm e mantêm em actividade, nomeadamente corpos de bombeiros profissionais, mistos ( apenas para os corpos de bombeiros que estão na dependência duma câmara municipal) e privativos das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira”.

A resposta a este inquérito é confidencial e obrigatória, conforme determina a legislação aplicável (Lei do Sistema Estatisco Nacional – Lei nº. 22/2008 de 13 de Maio; Lei Orgânica do INE- Decreto-Lei nº. 136/2012 de 2 de Julho).

Comentários

Mensagens populares