SEMEAR PARA COLHER




No âmbito do trabalho de investigação que estou a desenvolver sobre o sistema português de protecção civil, estou simultaneamente a estudar a actual realidade dos Bombeiros, enquanto principal agente do sistema.
No plano de trabalho que elaborei para o referido efeito, insere-se um conjunto de visitas a corpos de bombeiros. Foi com esse objectivo que me desloquei na passada semana aos Bombeiros Voluntários da Lourinhã, para recolher elementos sobre a iniciativa “Campo de Férias-Bombeiros por cinco dias”, da qual tomei conhecimento através duma reportagem emitida pela SIC.
O que testemunhei pode resumir-se deste modo: semear para colher!
Sobre a orientação do sub-chefe Rogério Henriques e o apoio entusiástico do Comandante do corpo de bombeiros e da direcção da associação, 50 jovens com idades compreendidas entre as 10 e os 16 anos, em férias escolares, tiveram oportunidade de viver uma experiência que alguns, segundo me confidenciaram, vão recordar para o resto da vida.
Este é o caminho seguro para impedir que o voluntariado nos Bombeiros morra, criando condições para que destas acções saiam novos recrutamentos.
Felizmente há muitas experiências deste tipo pelo país, tendo como Polo dinamizador os corpos de bombeiros locais. Destas acções resultarão sempre frutos. Evita-se o isolamento dos corpos de bombeiros da população que servem e alimenta-se a chama do voluntariado, através da captação dos mais jovens para a causa.

Comentários

  1. O título não podia ter sido melhor escolhido!
    Vem demonstrar que os Bombeiros além da sua missão de socorro podem ser exemplo para
    os jovens, incentivando-os e apresentando-lhes, com estas acções, uma outra face da vida, a da dedicação, devoção e da solidariedade.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares