NOVA PÁGINA, EM BELÉM




Hoje toma posse o 20.º Presidente da República Portuguesa, na circunstância Marcelo Rebelo de Sousa.
Já o afirmei várias vezes: na última eleição da primeira figura do Estado, ocorrida no passado dia 24 de Janeiro, apoiei o candidato António Sampaio da Nóvoa. Também afirmei que após o apuramento da vontade democrática dos portugueses – com uma expressiva votação – Marcelo Rebelo de Sousa passou a ser o meu Presidente. Como institucionalista, por natureza, para mim esta é uma questão de princípio.
Voltando ao Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, confesso-me agradavelmente surpreendido pelo estilo que ele procurou evidenciar, no processo que antecedeu a sua posse. Informal, afectivo, próximo, descontraído, seguro, descomprometido, estabilizador e inteligente, são apenas alguns dos traços de personalidade que tem procurado tornar bem visíveis, para orientar o seu exercício como Presidente da República.
Com o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, vira-se uma nova página em Belém, onde acaba de chegar um homem culto, inteligente, sociável e com uma bagagem profissional e politica, que o seu antecessor não possuía.
É certo que só agora começa o verdadeiro exame de Marcelo- Presidente. Como cidadão atento, que não abdica de expressar opinião sobre a vida política do seu país, vou também examinar em permanência o Presidente agora empossado. Mas para bem de Portugal e dos portugueses, desejo que ele saia aprovado.

Comentários

Mensagens populares