INCÊNDIOS FLORESTAIS E INFORMAÇÃO PÚBLICA




Na passada sexta-feira foi apresentado, numa sessão pública, o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) para 2016.
Segundo informa a comunicação social será garantido ”um efectivo semelhante ao do ano anterior, quer em recursos humanos, quer materiais”.
Analisando as várias noticias publicadas, concluo que se tratou de uma iniciativa igual às realizadas, mais ou menos por esta data, em anos anteriores.
Assim sendo surge-me esta dúvida: estabilizado que está o sistema e o dispositivo, em consequência da experiência adquirida ao longo dos últimos 10 anos, porque razão se continua a transformar uma normal operação do nosso sistema de defesa da floresta contra incêndios, num acontecimento pretensamente mediático, sem qualquer impacto na opinião pública?
Se a ideia é informar os cidadãos, sugiro que se melhore a qualidade do site da ANPC e da informação nele veiculada, disponibilizando dados mais detalhados e actualizados sobre as ocorrências, não especificamente de incêndios florestais.
Eu sei que a ANPC continua a não ter uma estratégia consistente de comunicação, a sua maior fragilidade desde que foi criada. Mas não vai sendo tempo?

Comentários

Mensagens populares