TRABALHO DE PERGUNTADOR




Todos os dias ocupo parte do meu tempo a ler relatórios, estudos, dissertações, estatísticas, leis e artigos tendo como tema central a Protecção Civil, nas suas diversas variáveis. Neste labor diário coloco-me sempre na posição do perguntador: o quê?, para quê?, como?, porquê?, quem?, onde?, quando?
Das respostas a estas perguntas, parto depois para a elaboração teórica das minhas propostas, para as temáticas sobre as quais me detenho.
Neste momento estou a trabalhar em várias frentes: elaboração de duas comunicações, para um colóquio e para um Congresso, ambas as iniciativas do Instituto Direito e Segurança e da NOVA Direito; textos a incluir na 2ª edição da Enciclopédia Direito Segurança, sobre Planeamento de Emergências e Segurança Municipal; participação no grupo do projecto de investigação “A dimensão jurídica da política de Segurança e Defesa Nacional” do CEDIS – Centro de I&D sobre Direito e Sociedade; coordenação da obra colectiva  “Segurança Comunitária e Protecção Civil” a editar pela Almedina; conclusão (até amanhã) do “ Quadro analítico do Sistema de Protecção Civil” para entrega a entidade oficial; preparação da III edição do Curso de Extensão Universitária em Emergência e Protecção Civil, a iniciar na NOVA Direito no dia 26 de Fevereiro.
Trabalho, muito trabalho, que me ocupará bastante nos próximos meses. Muitas perguntas, muitas variáveis, muitas respostas em forma de produto de estudo e investigação. Afinal tenho obrigação de justificar o facto de ter sido admitido na bolsa de investigadores reconhecidos pela Fundação Ciência e Tecnologia (FCT). 

Comentários

Mensagens populares