SUCESSO ESCOLAR




Anda por aí uma intensa discussão sobre a fundamental questão do sucesso escolar. Com ou sem exames, importa saber o que é o sucesso na Escola.
Para mim ter sucesso escolar é adquirir o gosto pelo trabalho e pelo estudo. É ter o gosto pelo saber, pela descoberta de novos objectivos e novas soluções. É aprender a construir futuro.
Mas para o sucesso escolar conta a existência de Escolas inclusivas, que ofereçam aos alunos condições de aprendizagem que promovam uma verdadeira igualdade de oportunidades. Conta ainda o empenho de professores, respeitados e dignificados. Conta também o envolvimento de pais e famílias, focados no processo de formação dos seus jovens, estimulando-os a serem felizes para terem sucesso, em vez de terem sucesso para serem felizes.
A Escola é uma instituição fundamental para a vida. Mas precisamente por isto, porque “o mundo pula e avança”, ela deve avaliar-se com rigor, questionar-se e corrigir-se. Deste processo deve resultar, não o constante experimentalismo político de modelos, mas sim a escolha de um rumo com prazo dilatado, que contribua para a felicidade e o sucesso dos nossos jovens, através da aquisição de competências que lhes permitam encarar o futuro com confiança, num país onde se possam realizar como pessoas e cidadãos.

Uma Escola que construa este desígnio será sim, e sempre, uma Escola de sucesso.

Comentários

Mensagens populares