O SOCORRO ESPECIALIZADO, POR BOMBEIROS





Para quem como eu (e outros) se bateu, ao longo de muitos anos, pela qualificação e a certificação de competências dos elementos dos corpos de bombeiros de todo o país, através da Escola Nacional de Bombeiros e do reconhecimento desta por entidades certificadoras, sente hoje um especial orgulho ao ver actuar, em qualquer ponto do território nacional, uma equipa de Bombeiros, por exemplo no combate a um incêndio urbano ou numa intervenção de emergência pré-hospitalar, entre outras.
Os bombeiros portugueses evoluíram imenso, a vários níveis. Evoluíram em conhecimento adquirido e aplicado; evoluíram na organização do socorro; evoluíram no exercício do comando operacional; evoluíram na relação com o público e com os meios de comunicação social; evoluíram na minimização de rivalidades redutoras e, hoje, absolutamente injustificadas; evoluíram na consciência de segurança; evoluíram na capacidade de fazerem uma leitura periférica das ocorrências; evoluíram…  
O socorro actualmente prestado pela esmagadora maioria dos corpos de bombeiros do país é especializado no seu exercício. Esta afirmação não exclui a existência de excepções – que as há – e que têm causas identificadas, pelo que só falta atacá-las e resolver as vulnerabilidades que condicionam qualitativamente os corpos de bombeiros em causa.

Afirma-se muitas vezes que “temos os melhores bombeiros do mundo”. Trata-se de uma afirmação utilizada para estimular estes homens e mulheres, tantas vezes confrontados com a falta de reconhecimento social da sua missão. Mas para além desta dimensão moral, podemos afirmar com propriedade que, no plano técnico, os bombeiros portugueses – profissionais e voluntários – estão seguramente entre os melhores.


Comentários

Mensagens populares