O MEU CANDIDATO




No próximo dia 24 deste mês de Janeiro realizam-se as eleições presidenciais. O Presidente da República (PR) que for eleito será o 20.º desde a implantação da República, a 5 de Outubro de 1910.
Nos termos da Constituição, o PR representa a República Portuguesa, garante a independência nacional, a unidade do Estado e o regular funcionamento das instituições democráticas. Por inerência é também o Comandante Supremo das Forças Armadas.
São 10 os candidatos que disputam esta eleição. Do acto eleitoral do dia 24 poderá resultar uma de duas consequências: a eleição imediata do PR desde que o candidato em causa obtenha a maioria absoluta dos votos expressos ou a passagem à segunda volta dos dois candidatos que recolherem o maior número de votos.
Como cidadão a minha escolha está feita há 4 meses: eu voto Sampaio da Nóvoa!
Subscrevi a candidatura, assisti à apresentação da Carta de Princípios e participei em algumas reuniões. É certo que quando tomei a minha decisão, ainda não estavam anunciados outros candidatos. Mas agora que todos os candidatos já são conhecidos e que estão em campanha, ainda mais convicto estou de que a minha escolha é acertada. Isto apesar das sondagens darem como certa a eleição, à primeira volta, de outro candidato. Como nunca tomei opções de voto, só para estar do lado dos vencedores antecipados, uma vez mais decido em função dos meus valores e da minha consciência. 
Recupero da Carta de Princípios do professor Sampaio da Nóvoa o seguinte compromisso:
“Comprometo-me a ser um Presidente de causas, em particular as que dizem respeito à liberdade e à dignidade da pessoa humana. Estarei atento à pluralidade e à diversidade, às diferentes maneiras de pensar e de estar na vida, sempre aberto à contemporaneidade e às grandes questões do nosso tempo. Procurarei promover compromissos de futuro, estratégicos, na sociedade portuguesa, e não deixarei de me envolver em causas internacionais pela educação e pela cultura, à nossa maneira, no nosso tempo."
Numa candidatura independente, livre, nacional e inclusiva, o meu candidato compromete-se “ser um exemplo e uma referência no exercício das suas funções, agindo sempre com ética e integridade em defesa do interesse nacional”.
Por estas e muitas outras razões, eu desejo que Sampaio da Nóvoa venha a ser o nosso Presidente da República!






Comentários

Mensagens populares