EM 2015 NASCERAM MAIS BEBÉS




Uma boa notícia. Segundo dados oficias, no ano passado registaram-se mais 1958 nascimentos do que em 2014. Este dado representa o primeiro aumento de nascimentos verificado no nosso país nos últimos cinco anos.
Um bom indicador de que as pessoas estão com uma expectativa positiva, quanto ao presente e ao futuro, face à atenuação dos efeitos dos anos negros da austeridade cega, que condicionou a vida dos portugueses nos últimos cinco anos.
Entretanto este aumento de nascimentos não é igual e todo o território nacional. Nos distritos de Aveiro, Beja, Bragança e Guarda registaram-se menos nascimentos em 2015 do que em 2014. Os especialistas explicam a continuidade dos baixos índices de natalidade nestes distritos: envelhecimento da população, desertificação de vastas zonas do interior e saída acentuada de população jovem para fora do país.
Urge dinamizar investimentos locais para fixar a população mais jovem. Para isso é também necessário incentivar novas visões de governação local, promovendo redes de acção concertada, envolvendo autarquias, empresas, organizações da sociedade civil e cidadãos em geral.
A resolução do problema da renovação geracional com que o nosso país se confronta, pressupõe a adopção de novas soluções, assumidas por novas lideranças aos vários níveis da decisão politica, nomeadamente a nível autárquico.
Para isso é preciso que os velhos “donos da bola” reconheçam que, embora ainda saibam fazer “jogo bonito” já não sabem “marcar golos”. Ora no futebol como na vida só ganha os jogos quem marca mais golos!


Comentários

Mensagens populares