CONHECIMENTO DISPONÍVEL




No âmbito do trabalho que estou a desenvolver, tendo em vista a criação de um repositório bibliográfico para apoio dos alunos e investigadores que se foquem nas áreas multidisciplinares que integram os domínios da Emergência e Protecção Civil, constatei que existe um conjunto bastante vasto de dissertações de mestrado e doutoramento, bem como artigos científicos, que permitem a compilação de uma bibliografia de referência.
Os textos existem mas estão dispersos pelas várias instituições universitárias e politécnicas do país. O trabalho de pesquisa tem sido moroso e difícil, mas está a caminho.
O referido repositório visa apoiar a actividade do Instituto Direito e Segurança (IDeS) da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, bem como do Centro de Estudos e Intervenção em Protecção Civil (CEIPC), estruturas às quais estou ligado e que ocupam, quase em exclusivo, o meu tempo útil de trabalho diário.
Estou cada vez mais empenhado em contribuir para a consolidação e disponibilização do conhecimento produzido sobre o sistema de proteção civil, nas suas diversificadas áreas técnicas e científicas.  Não é missão fácil. São várias as resistências, invejas e competições redutoras que tenho de ultrapassar. Mas como já conheço o contexto, sei como levar a “água ao moinho”.


Comentários

Mensagens populares