“ALEX” ATACA NOS AÇORES




Podia ser o título de um filme, mas não é. Trata-se da síntese jornalística da situação vivida nos Açores desde as primeiras horas de hoje, com a passagem do ciclone tropical Alex, que passou à categoria de furacão e cujos efeitos estão a flagelar, em especial, o grupo central (São Jorge, Graciosa, Terceira, Faial e Pico) do arquipélago.
Ontem previa-se que o furacão Alex pudesse provocar rajadas de vento de 160 quilómetros/hora e que as ondas do mar atingissem os 14 metros.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso laranja para as referidas cinco ilhas, que se prolonga até ao princípio da tarde de hoje, sexta-feira. Entretanto foram igualmente emitidos avisos laranja para chuva, no grupo oriental (São Miguel e Santa Maria).
O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores emitiu o adequado alerta e fez várias recomendações à população. Os corpos de bombeiros estão de prevenção desde ontem, assim como todos os demais agentes de protecção civil.
Por volta das 11 horas estarei em contacto com os Açores, para recolher informação pormenorizada sobre este fenómeno meteorológico. Estes momentos são importantes para aprendermos sempre mais, em especial quando toda a comunidade científica prevê que estes fenómenos extremos venham a ocorrer, com mais frequência, no nosso país.

Comentários

Mensagens populares