TRABALHO DECENTE





Na passada segunda-feira a ONU divulgou a edição de 2015 do “Relatório de Desenvolvimento Humano, um documento de elevado interesse para todos os que estudam e se interessam pela problemática do desenvolvimento dos países e dos respectivos cidadãos.
O relatório, intitulado “O Trabalho como Motor do Desenvolvimento Humano", defende a urgência de se garantir trabalho justo e decente para todos. Desafia os governos a encarar o trabalho numa perspetiva que vai além dos empregos remunerados, encarando-o nas suas múltiplas formas, nomeadamente o trabalho voluntário e o trabalho criativo, entendidos como importantes para o desenvolvimento humano. O relatório sugere que, só com essa visão mais ampla, será possível aproveitar verdadeiramente os benefícios do trabalho em prol do desenvolvimento sustentável.
Segundo refere este documento, nos últimos 25 anos, graças à melhoria nas áreas de saúde e educação, dois biliões de pessoas aumentaram os seus níveis de desenvolvimento.  Apesar da referida evolução positiva, há no mundo hoje 830 milhões de pessoas que vivem com menos de 2 dólares por dia. Mais de 200 milhões de pessoas, incluindo 74 milhões de jovens, estão desempregadas, enquanto 21 milhões de pessoas são hoje vítimas de trabalho forçado.
Segundo refere Selim Jahan, o principal autor do relatório “o progresso humano será mais rápido quando todos os que desejam trabalhar tiverem a oportunidade de o fazer em circunstâncias dignas. O que se verifica em muitos países, porém, é que as pessoas são frequentemente excluídas do trabalho remunerado ou recebem menos do que outros por trabalho de igual valor”.
Nos casos em que as mulheres são remuneradas, elas auferem, em média, a nível mundial, 24 % menos do que os homens e ocupam menos de um quarto das posições de chefia nas empresas em todo o mundo. 
O relatório propõe aos governos formular estratégias nacionais de emprego que levem em conta os numerosos desafios emergentes no mundo do trabalho em rápida mutação.
Dada a enorme importância da temática do trabalho, abordada neste relatório da ONU, voltarei proximamente ao assunto.




Comentários

Mensagens populares