PLANETA MAIS SAUDÁVEL





A Cimeira do Clima (COP 21) que durante as duas últimas semanas reuniu em Paris, não teve o impacto público no nosso país que a importância do acontecimento justificava. Apesar dos noticiários televisivos e dos jornais terem dedicado alguma atenção jornalística a este evento, ele mereceu um incompreensível desinteresse da parte da opinião pública portuguesa.
No passado sábado e após uma maratona negocial de duas semanas, os representantes dos 195 países participantes na COP 21 consensualizaram um conjunto de compromissos, em forma de acordo internacional, que em si mesmo representa uma vitória de todo o planeta e para as gerações futuras.
Este acordo começará a produzir efeitos a partir de 2020. No essencial e se for cumprido, na segunda metade deste século serão praticamente abandonados os combustíveis fosseis e as emissões de gases com efeito estufa serão anulados pela sua absorção, em especial pelas florestas, ou pela sua captura e armazenamento.
Este acordo, adoptado pelas Nações Unidas, tem desde já o mérito de comprovar que quando os líderes dos países – ricos e pobres – encontram pontos de convergência na acção, contribuem para que tenhamos um mundo melhor.

Que o exemplo da Cimeira de Paris se multiplique!

Comentários

Mensagens populares