MARCHA DO TEMPO




Passado o Natal e perante a aproximação de um novo ano, parece que ficamos mais conscientes da marcha do tempo, esse incontornável guia das nossas vidas,
Nos próximos dias farei o balanço dos 365 dias que ficaram para trás e olharei em frente, na direcção de um novo ciclo temporal, alinhando metas e objectivos, num renovado exercício de esperança e de realização pessoal.
Sempre convivi bem com o tempo.Não me sinto limitado pela passagem dos anos, porque sei racionalmente que o tempo é uma variável à qual nenhum de nós pode fugir. Mas sempre procurei que cada tempo, cada momento, cada inicio seja único, pleno de desafio e de incógnitas. 
Não gosto de facilidades, de batalhas ganhas sem luta, porque nunca me foi dado nada de bandeja, nomeadamente por ter "vendido a alma ao diabo".
Por vezes os que me conhecem há muitos anos dizem-me que eu podia estar nesta ou naquela função, se tivesse gerido melhor o meu tempo, se tivesse aproveitado as oportunidades que o tempo só proporciona uma vez nas nossas vidas. Pois, eu sei que assim é. Mas eu preciso de ditar o meu próprio tempo e os sítios onde quero estar. Preciso de me sentir dono do tempo e só aceito aquilo que não me torne refém do tempo de outros, transformando-me num mero ponteiro de relógio comandado por terceiros.
Tenho a minha vida positivamente marcada por tempos muito diversificados e experiências riquíssimas, no ponto de vista humano e profissional. Servi várias causas, desde muito jovem. Sempre conjuguei o verbo ser, embora tenha consciência de que ele é, tantas vezes, adversário do verbo ter. Sempre recusei alienar a minha consciência, formada no respeito pelos outros e por mim próprio.
Vem aí um novo ano e com ele a estimulante expectativa do que ele me (nos) pode trazer. 
Na parte que me cabe tudo farei para que ele não me surpreenda pela negativa, no espaço e no tempo certos, onde eu quiser estar.

Nota: Antecipo a chegada de 2016, introduzindo pequenas alterações no Repórter Caldeira. Apenas porque este é o tempo certo para o efeito. 

       

Comentários

Mensagens populares