CRIMES DE INVESTIGAÇÃO PRIORITÁRIA




A Procuradora Geral da República (PGR), Joana Marques Vidal, definiu como orientação para a investigação criminal, até 2017,os seguintes crimes prioritários: Terrorismo; Crimes Sexuais; Violência Doméstica; Corrupção; Branqueamento; Cibercrime e Tráfico de Pessoas.
Na directiva emitida, a PGR especifica a natureza de cada um dos citados crimes. Com excepção do Terrorismo, todos os restantes crimes vêm assumindo uma crescente dimensão no nosso país.
Não há bons e maus crimes (ou criminosos). Porém, se tivermos em conta as estatísticas disponíveis, facilmente concluímos que em Portugal, actualmente, têm particular relevância os crimes de violência doméstica e de corrupção (para nossa vergonha colectiva).
Entretanto,  no ponto de vista da avaliação do risco, não são de descartar as ameaças dos crimes de Terrorismo, tendo em consideração a situação vivida na Europa.
Somos tradicionalmente um país seguro. Mas estamos inseridos num mundo cada vez mais perigoso. Deste modo não nos podemos dar ao luxo de “baixar a guarda”.
É fundamental que as autoridades competentes cumpram eficazmente a sua missão de combate ao crime. Mas é também imprescindível que disponham das adequadas condições para o efeito.


Comentários

Mensagens populares